sábado, 23 de agosto de 2008

Mãe do Cristo

Meu amigo e alfaiate Zé, na sua grande sapiência e profundo conhecedor do espírito, me deu conselhos para rezar sem me trair. Porque eu conheço história e não creio na santidade da Igreja. E Maria não pariu D'us, ela deve ter se horrorizado quando inventaram isso. O facto me afastou das orações por muitos anos, pois não sou desonesto para com os outros, então não posso ser comigo mesmo. Felizmente a Divindade compreendeu meus motivos, até eu ser esclarecido.

Rezem: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres. bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria, mãe do Cristo, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Assim seja.

Acreditem, funciona que é uma beleza. Afinal Ela não era católica, era judia, como São Pedro.

Na hora do Credo, digam "Creio na Santa Obra de Cristo" ou "Santa obra de Jesus". Também funciona, ou eu não estaria aqui, digitando este texto.

Estudem, a maioria das cousas que lhes parecem absurdas são, na maioria das vezes, erros de tradução. Alguns propositais, outros por pura burrice de quem traduziu mesmo. Traduzir é adaptar os significados de um idioma para outro, infelizmente não haviam revistas em quadrinhos para substituir com eficiência as palavras, então houve erro em toda e qualquer tradução, pois palavras não representam fielmente nenhuma idéia, por mais bem explicada que seja.
E Eles são elevados demais para levarem à sério um erro de tradução, mas o são também para reconhecer o esforço sincero do praticante que se esmera em passar a mensagem mais próxima possível da idéia original.

2 comentários:

Edu disse...

Tem uma, que eu ainda não tive confirmação, mas, na Bíblia, quando Cristo diz ser "Filho" de Deus, ele teria dito na verdade ser apenas um "servo" de Deus.

Erro de tradução do texto grego.

Parabéns, Nanael. Mandou bem, outra vez.

fabio_ disse...

Pro Plano Superior, pouco importam as palavras. Os veículos são diversos, o objetivo é único: tomar contato com Deus. Um "Papai do Céu, abençoe minha família" proferido com amor é mais poderoso que milhares de terços repetidos à exaustão sem qualquer cuidado...