Professora, posso deixar a lição pra próxima encarnação? |
Pois é, minha gente, demorou a aparecer, mas finalmente há uma opção com viés mais científico no mundo da teologia. Além de católicos, protestantes, judeus e muçulmanos, os espíritas e simpatizantes do espiritismo também poderão ter seu diploma de teologia. Eis o e-mail que minha irmã mandou:
"Primeiro Curso Superior de Espiritismo no País
Se quiser saber mais, entre no site: www.falec.br
Começa a funcionar no ano que vem o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil. O estudo da Doutrina dos Espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec (1804-1869) há um século e meio, não será mais exclusividade dos Centros Espíritas espalhados pelo País. A partir do
ano que vem os adeptos da doutrina poderão estudá-la, com direito a diploma, beca e tudo o mais que uma graduação universitária dá direito. Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar em setembro o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR). A idéia do curso é formar não só bacharéis, mas também pesquisadores do Espiritismo, diz Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso de quatro anos.
As inscrições para o vestibular estarão abertas até 13 de dezembro e os candidatos que disputarão as 100 vagas oferecidas terão de passar também por uma entrevista com especialistas. É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso de pessoas realmente comprometidas com a pesquisa, explica Cruz
As bases da doutrina são a crença num Deus Único, criador de todo o Universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.
Um dos objetivos do curso é a análise do espiritismo em suas linhas religiosa, filosófica e científica. A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas rodas acadêmicas.
É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec, analisa Cruz. Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. No âmbito coletivo, o estudo dos fundamentos espíritas contribuirá para desmistificar muitos aspectos do espiritismo. E quem se habilitar a fazer a faculdade com certeza ganhará muito em autoconhecimento, afirma a atriz.
O espiritismo surgiu na França no século XIX e tem no Brasil hoje sua maior comunidade. Segundo o último censo do IBGE são 2,34 milhões de adeptos. Como se estima que os espíritas assumidos em todo o planeta não passem de 15 milhões, pode-se dizer que o Brasil é o país do espiritismo. Foi também em solo brasileiro que viveu Francisco Cândido Xavier (1910-2002), considerado o mais produtivo médium espírita. Em sua longa vida, Chico Xavier, como era conhecido, psicografou 418 títulos sob inspiração do espírito Emmanuel. Seus livros correram o mundo e chegaram ao volume de 25 milhões de exemplares vendidos.
Não pensem os mais afoitos, no entanto, que a escola é uma versão brasileira de Hogwarts, a escola de formação de bruxos dos livros e filmes de Harry Potter, personagem criado pela britânica J.K.Rowling.
A essa turma, o criador do curso Maury da Cruz manda um recado:
Não vamos formar bruxos, videntes ou médiuns, muito menos ensinar a ver fantasmas, brinca ele.
Vejam a grade curricular :
Disciplinas | Períodos e Carga Horária | Total | |||||||
1ª Série | 2ª Série | 3ª Série | 4ª Série | ||||||
1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | ||
Língua Portuguesa | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Ética | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Sociologia Geral | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Introdução à Filosofia I e II | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 160 |
Fundamentação Doutrinária Espírita | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Informática Básica | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Metodologia Científica I e II | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Psicologia Geral | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Literatura Espírita | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Introdução à Antropologia | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
História das Religiões I, II e III | 0 | 80 | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 160 |
Ética Espírita | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Sociologia Espírita | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
História do Espiritismo I e II | 0 | 0 | 80 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 120 |
Estética | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Psicologia e Espiritismo | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Filosofia Espírita I e II | 0 | 0 | 80 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 160 |
Doutrina Social Espírita I e II | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Cosmologia e Física Quântica I e II | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 0 | 80 |
O Evangelho Seg. o Espiritismo | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Ensino e Pesquisa Teológica | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Projeto Integração e Cidadania | 0 | 0 | 0 | 34 | 0 | 0 | 0 | 0 | 34 |
Metafísica I e II | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 40 | 0 | 0 | 120 |
Lógica I e II | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 80 |
Antropologia Espírita I e II | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 40 | 0 | 0 | 80 |
O Livro dos Espíritos | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 80 |
História do Espiritismo no Brasil | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 0 | 80 |
Espiritismo Moral e Direito | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 40 |
O Livro dos Médiuns | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 80 |
A Teologia nas Diferentes Ideologias Religiosas | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80 | 0 | 0 | 80 |
Pesquisa e Monografia I, II e II |
Me permito discordar, pois nossos leitores sabem muito bem que qualquer conhecimetno que auxilie na compreensão dos vários mundos que existem na Terra, formam sim um bom bruxo. Mas o aviso é oportuno e evita o aparecimento de malucos perigosos, permitindo aos malucos saudáveis aprefeiçoarem sua insanidade lúcida no caminho para fora da roda reencarnatória.
O site da faculdade (aqui) é simples, mas completo para a proposta de uma faculdade que acaba de nascer. Lá mostra que há também o curso de pedagogia (aqui)... Imaginem um bruxo com licença oficial para ensinar. Também tem administração de empresas, que permitirá ao graduado não precisar viver (e enriquecer) de religião, evitando tentações que denigrem o cristianismo no mundo inteiro.
O vestibular foi no domingo passado, por uma taxa de R$ 20,00... Sim, vinte reais revertidos para obras sociais... Faculdade estranha, heim!
Um risco é o diploma inflar ainda mais a soberba de grupos espíritas, que olham com desdém os Pretos Velhos, Exús e outras entidades que não constam no Livro dos Espíritos, mas trabalham para o mesmo fim que livrou Chico Xavier da roda encarnatória. Bem, é um risco que vale à pena.
Mas qual a diferença para as outras teologias? O enfoque. Em princípio, o espiritismo não tem dogmas e por isso não limita o raciocínio do aluno. A parte de metafísica não ficaria na área do "Deus quis assim e assim se fez". As causas e conseqüências tendem a ser estudadas com mais critério.
Mas qual a diferença para as outras teologias? O enfoque. Em princípio, o espiritismo não tem dogmas e por isso não limita o raciocínio do aluno. A parte de metafísica não ficaria na área do "Deus quis assim e assim se fez". As causas e conseqüências tendem a ser estudadas com mais critério.
Infelizmente, por enquanto é só em Curitiba, mas é questão de tempo até que se torne pequena para a demanda... Como? Nunca tinha ouvido falar dessa faculdade? Quase ninguém fora do Paraná, mesmo espíritas de outros Estados, a desconhecem, por isso mesmo peço que divulguem.
Quem sabe, um dia, a faculdade de teologia céltica não sai do mundo das idéias.
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